sábado, 27 de Abril de 2024  14:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-08-2012

Bolsa de 40 apartamentos em Aveiro no Mercado Social de Arrendamento.


Para já, em Aveiro, estão 40 apartamentos disponíveis na bolsa de Arrendamento Social. É uma medida que faz parte do Programa de ...

Para já, em Aveiro, estão 40 apartamentos disponíveis na bolsa de Arrendamento Social.

É uma medida que faz parte do Programa de Emergência Social do Ministério da Solidariedade e Segurança Social com vista a dar resposta a uma necessidade social básica: a habitação.

Maria da Luz Nolasco, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Aveira, lembra "que temos um universo de casas vazias, neste país, muito elevado, também sabemos que há muitas pessoas que continuam a carecer de condições condignas de habitabilidade, então uniu-se o Estado com forças privadas e públicas e criaram uma bolsa de casas passiveis de serem arrendáveis a baixos preços, a baixo custo, que podem ir com rendas de 250 a 300 a 400€, lógico que depende das tipologias e dos locais onde elas estão mas que constitui uma bolsa capaz e mais acessível a casais que possam e que tenham, pelo menos, alguma estabilidade, ou seja, pelo menos um tenha um ordenado efectivamente estável, regular, e que possa realmente aceder e que esteja nessas condições".

O Mercado Social de Arrendamento tenta resolver as dificuldades de acesso à habitação das famílias, uma vez que as rendas a praticar apresentaram valores de rendas 20% a 30% inferiores às praticadas em mercado livre, rentabiliza o património imobiliário que os bancos têm nas suas carteiras de imóveis e potencia o mercado da Reabilitação Urbana.

"A autarquia, pela legitimidade que tem perante as nossas próprias famílias, aquelas que sabemos que também são carentes de ter uma habitação condigna, serve de ponte de acesso a essas casas" explica Maria da Luz Nolasco. Acrescenta a vereadora que a autarquia tem um papel de mediação: "Vamos mostrar as casas, mostramos o contrato, o protocolo, mas depois as familias farão protocolo e o acordo directamente com esta agência que congrega este mercado, estas casas em Mercado Social de Arrendamento. O arrendamento é realmente bonificado, tem valores baixos para casas, algumas delas, e posso dizer, que estes 40 apartamentos que temos, de diversas tipologias, são novos, estão por estrear".

O programa arrancou no inicio da semana e o governo pretende, numa primeira fase, que culminará no fim do ano, disponibilizar cerca de 2.000 imóveis em 100 Municípios do País, Aveiro, para já conta com uma bolsa de 40 apartamentos para arrendar em regime de Arrendamento Social.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®